Como Funciona a Digestão?


Parece um processo simples, e algo que estamos fartos de ouvir e julgamos nós que sabemos.
A digestão começa na boca, quanto melhor mastigarmos, mais facil será a etapa seguinte que é o estomago.
Quando pensamos em fazer dieta, pensamos sempre em cortar nos hidratos de carbono, nos açucares, gorduras sejam elas quais forem (resumindo, pensa-se logo em comer saladas, sopas e muita fruta), mas, a chave do sucesso não é essa...
Cada um de nós tem um organismo diferente e o metabolismo idem aspas, mas, tudo o que comemos é importante e vital para as nossas celulas (refiro-me a todas mesmo) e podemos comer um bocadinho de tudo desde que AS DOSES não sejam elevadas.
E porquê? O nosso estomago nao fabrica acido para queimar aquela comida toda? Se ele fabrica ou não, isso é lá com ele, mas, há dois orgãos que ajudam o estomago na digestão, eles são o pancreas e o figado.
O pancreas vai produzir um liquido que é limitado (o pancreas produz este liquido de 3 em 3 horas, e é por isso que devemos comer de 3 em 3 horas e nao de 4 em 4 ou de 2 em 2) vamos supor que para 1litro desse liquido do pancreas digere 1kg de comida, entao imaginemos ainda que cada individuo como 1kg ao almoço, o pancreas apenas produzio 0,5litros, dá para imaginar o que vai acontecer? Vai acomular reservas, a sua comida que nao foi abrangida pelo liquido vai transformar-se naquela gordurinha irritante que se instala no bumbum, nas perninhas, na barriguinha, nos bracinhos e no pescocinho. Por isso, é sempre importante comer em doses certas, e horas certas, e nunca comer menos da dose recomendada, caso isso aconteça, sentirá fome antes das 3horas terem passado e a cantiga repete-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário